Visualizações do blog

terça-feira, 10 de julho de 2012

Pegar friagem provoca resfriado?

Acredito que uma pergunta - entre tantas que temos - vive a martelar, ainda que inconscientemente, os nossos pensamentos.
Pegar friagem provoca resfriado?

Não existe evidências e comprovações de que realmente existe associação entre a friagem (termo comum dado para o choque térmico) e o resfriado. Um estudo feito a respeito do assunto pela Escola de Medicina da Universidade Baylor nos Estados Unidos em 1968, aonde voluntários foram expostos ao vírus do refriado comum e depois entraram em ambientes gelados ou quentes, resultou de que todos ficaram doentes, ou seja, a temperatura não interferiu.

As pessoas ficam mais doentes durante o inverno, porque os vírus que causam problemas respiratórios são mais ativos nessa época do ano. A mesma coisa acontece, por exemplo com vírus da dengue, que está à toda no verão.

O frio não causa resfriado, mas pode provocar alergias e facilitar infecções. Quando a temperatura cai, geralmente o ar fica mais seco e isso afeta a mucosa do aparelho respiratório e o tal ressecamento compromete a produção de secreções com anticorpos para a defesa do organismo.

Fique sabendo também que: Gripe e resfriado não são a mesma coisa

Os dois provocam coriza e indisposição, mas a gripe tem sintomas muito mais agressivos, como a febre alta, cansaço, dores intensas pelo corpo e falta de ar. Em alguns casos pode levar até à morte. Portanto, a gripe põe a pessoa na cama pra valer, mas o resfriado faz você deitar-se só para enrolar.


Fonte de pesquisa desta matéria: Revista SUPER INTERESSANTE. Edição 306 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários:
- Que contenham palavrões;
- Que preguem o racismo ou a discriminação;
- Que incitem a violência.