Visualizações do blog

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Facebook. Dicas de etiqueta

Gostamos, ou pelo menos temos o dever de sermos pessoas educadas uma para com as outras. Isso é regra básica de convivência em nosso dia-a-dia. Mais e nas redes sociais estamos praticando isso também?

Não pense que ser radical demais nas redes sociais fará de você um pessoa descolada, aliás pelo contrário, o tornará uma pessoa chata pessoalmente e irá afastar as pessoas. A nossa vida virtual geralmente é o espelho da vida real.

No facebook não é diferente. É um espaço em que você pode compartilhar opiniões com amigos, portanto, entendo que você não sair escrevendo o que bem quer e lhe vem a cabeça. É nada engraçado deixar uma mensagem íntima demais para alguém, sabendo que todos irão ler.

Segue algumas dicas, apenas isso para um melhor uso de seu facebook.

  • Não escreva todo o seu texto em letra maiúscula. Na internet isto significa gritar.
  • Não escreva palavrões, mesmo que quase todo mundo fale, não é legal ler e nem ouvir.
  • Não use o face para fazer política. Já é chato ouvi isso pessoalmente.
  • Reclamação demais afasta as pessoas na vida real. No mundo virtual não é diferente.
  • Cuidado com a sua sinceridade. Pra que disparar coisas tais como: Tá gordinha ou ridículo, em uma foto ou post. lembre-se que palavras tem poder de, alegrar ou magoar alguém, ainda que esta não fosse sua intenção.
  • É fácil corrigir os erro dos outros. A maioria dos brasileiros escrevem errado, mas, não perdem a oportunidade de zoar alguém como se fosse o Aurélio em pessoa.
  • Gosto não se discute, portanto, se não gostar de alguma coisa que seu amigo(a) postou, simplesmente não comente. É melhor do que escrever algo ríspido como se a pessoa estivesse errada em manifestar sua opinião. Lembre-se que você estará conversando com um ou uma colega que aceitou-o em sua galeria de amigos.
  • Não é porque você conhece muito sobre internet que todos são iguais. Muita gente passa apenas de vez em quando no facebook ou até mesmo na internet e ninguem é obrigado a conhecer tudo igual a você, aliás, com certeza nem mesmo você conhece tudo. Sempre é hora de se atualizar. Não seja chato.
  • Use sempre uma foto em seu perfil e algumas informações sobre você. Eu por exemplo, não aceito solicitações de amizade de quem não usa sequer um pouco dos critérios citados.
  • Interaja com as pessoas da mesma forma que gostaria que fizessem com você.
Você é torcedor fanático de algum time de futebol? Normal, mas ninguém é obrigado a ver a todo instante mensagens com juras de amor eterno. Tudo tem seu limite.

Por Nelson Peixoto.

Um comentário:

Não serão aceitos comentários:
- Que contenham palavrões;
- Que preguem o racismo ou a discriminação;
- Que incitem a violência.