Visualizações do blog

terça-feira, 16 de setembro de 2014

A história do roubo da taça do mundo


A taça do tri campeonato mundial de futebol, conquistado pela seleção brasileira em 1970, foi roubada da sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na noite de 19 de dezembro de 1983. 

O autor intelectual do roubo foi Sérgio Pereira Ayres, o "Peralta", que traçou todo o plano para que José Luiz Vieira da Silva, o "Luiz Bigode" e Francisco José Rocha Rivera, o "Chico Barbudo" invadissem o prédio e furtassem o objeto. O produto do roubo, foi entregue nas mãos do argentino Juan Carlos Hernandes, que derreteu a estatueta e transformou-a em barras de ouro.

A quadrilha terminou presa e os integrantes passaram alguns meses na cadeia, vindo a aguardar a sentença do juiz em liberdade. A sentença só foi dada em 1988.

Peralta cumpriu pena em Bangu de 1994 a 1998. Luiz Bigode também foi levado para a mesma unidade prisional, depois de ser achado um ano depois. Já Chico Barbudo foi assassinado dentro de um bar, no ano de 1989. Juan Carlos Hernandes, foi reconhecido quando estava na Rodoviária de São Paulo. Ele passou alguns anos na prisão.

A taça do mundo já havia sido roubada antes, no ano de 1966, durante uma exposição em Londres. O objeto também estava sob tutela do Brasil.

FIQUE SABENDO:

Jules Rimet, foi uma homenagem prestada ao terceiro presidente da Federação Francesa de Futebol (1919 a 1945) e da Fifa (1921 a 1954), que teve a iniciativa de criar o torneio mundial, que mais tarde se transformaria no evento esportivo mais popular do mundo.

Um comentário:

Não serão aceitos comentários:
- Que contenham palavrões;
- Que preguem o racismo ou a discriminação;
- Que incitem a violência.