Visualizações do blog

domingo, 15 de setembro de 2013

Como se calculou a velocidade da luz?


Esse fenômeno já deixou muita gente intrigada - acredito que até mesmo você que está lendo esse texto agora. A humanidade sempre quis entender como a luz consegue se propagar com tamanha facilidade e velocidade.

O primeiro a tentar determinar a velocidade da luz foi o físico Galileu Galilei. Ele tentou medir o tempo que a luz de duas lanternas gastava para fazer o percusso de ida e volta entre duas colinas. Mas não foi possível medir o pequeno tempo, por conta dos aparelhos da época, e com isso suas tentativas fracassaram.

Somente em meados de 1676, foi que o astrônomo dinamarquês Christensen Romer notou que o intervalo de tempo entre os eclipses da lua dependia da distância da Terra até ele. Ele notou isto ao fazer observações do satélite de Júpiter. Quando a Terra estava mais afastada de Júpiter a duração do eclipse era maior. Daí ele mediu a diferença de duração dos eclipses (17 minutos) e, com dados de distância e de tempo, determinou um valor aproximado de 300.000 km/s para a velocidade da luz no vácuo.

Fonte: Revista Popular Science edição nº 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários:
- Que contenham palavrões;
- Que preguem o racismo ou a discriminação;
- Que incitem a violência.