Visualizações do blog

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Por que encolhemos quando ficamos velhos?


Mulheres e homens ficam entre 3,8 a 5 cm menores quando conseguem atingir os 70 anos de idade. As várias mudanças que ocorrem com o nosso corpo explicam esse fenômeno.

  • EFEITO DA GRAVIDADE


A altura do ser humano diminui até 2mm ao longo do dia, isso devido a gravidade. Acontece que durante o sono, hormônios do crescimento, como o GH por exemplo, recuperam essa perda. Com o tempo, esse poder de regeneração enfraquece. A mulher encolhe mais porque tem menos testosterona, hormônio ligado à manutenção de massa muscular.

  • OS DISCOS
Outro causador da diminuição da coluna vertebral é o desgaste das próprias vértebras. Com o tempo, a parte superior desses ossos sofre alterações na densidade e eles ficam mais moles, com isso a pessoa mais baixa.

  • MÚSCULOS
Perde-se massa muscular com o avançar da idade, e isso dificulta uma postura correta. Isso acontece porque há um declínio natural nos níveis de hormônios  anabólicos, que produzem nutrientes para armazenar energia e gerar tecidos. esse desequilíbrio faz com que outro tipo de hormônio, os catabólicos, passem a enfraquecer nossos tecidos. Daí ficamos corcundas.

  • PÉS CHATOS
Lá embaixo, os ossos que nos sustentam são curvados. Mas eles se achatam com o tempo, assim como os discos. Até quem tem pés chatos, desde a juventude sofre as consequências na velhice, ainda que em menor escala.

*Fonte de Pesquisa: Revista Super Interessante n°306







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários:
- Que contenham palavrões;
- Que preguem o racismo ou a discriminação;
- Que incitem a violência.