Visualizações do blog

segunda-feira, 11 de março de 2013

Outras figuras religiosas também foram crucificadas



Antes de CRISTO, várias divindades em épocas e regiões diferentes, foram submetidas ao mesmo tipo de castigo: a crucificação.

Esse era um tipo de punição muito popular na Antiguidade e que era usada para punir ladrões, escravos e aqueles que ameaçassem o poder do Estado. Vários relatos foram registrados ao longo do tempo e isso talvez influenciou a mesma ação em diferentes regiões pelo mundo afora, como por exemplo a divindade bali, que foi crucificado na Índia em 725 a.c. Segundo historiadores a sua crucificação teria servido para limpar os pecados da humanidade. "Bali" significa 'segundo senhor' e ele integrava uma trindade que compunha um só deus. Era portando cultuado como deus e filho dele.

O krishna tem muitos pontos em comum com Jesus. De acordo com estudos hindus, como o Bhagavata Purana, seu nascimento estava previsto em um livro sagrado. Para evitar que a profecia se cumprisse, o governante da região mandou matar todos os recém-nascidos. Sua mãe era uma virgem de origem humilde que recebeu a visita de pastores quando deu à luz. Krishna peregrinou por regiões rurais, deu sermões, curou doentes e operou milagres, a exemplo da multiplicação de peixes. Ele também recomendava que os seus discípulos amassem ao próximo. Ele foi crucificado entre dois ladões, e com 33 anos de idade. Ressuscitou no terceiro dia e avisou que ainda voltaria à terra. Estão achando esta história muito parecida com algo? Pois é. Segundo relatos dos historiadores isto aconteceu em 900 a.c (antes de Cristo).

O único relato em que se tem notícia de uma mulher sendo crucificada foi a da deusa Alcestos que foi sacrificada também para salvar a humanidade. Ela faria parte de uma santíssima trindade. Existem controvérsia em relação a morte da deusa. Algumas versões defendem que ela teria dado a vida para salvar a do marido, Eurípedes. Como recompensa teria ressuscitado ainda mais bela.

* Foto: Google imagens



2 comentários:

Não serão aceitos comentários:
- Que contenham palavrões;
- Que preguem o racismo ou a discriminação;
- Que incitem a violência.