Visualizações do blog

terça-feira, 5 de março de 2013

Qual a diferença entre paca, cutia, ariranha e capivara.


Falando primeiro das semelhanças, os quatro animais vivem na América do Sul e são vertebrados, mamíferos, gordinhos e dentuços. Porém a ariranha é carnívora e não da ordem dos roedores.

  • A paca vive de forma solitária, não aceita parceiros fora do período de acasalamento. Abandona seu filhote logo após o desmame e não convive com humanos. Tem pelos curtos e ásperos na cor acastanhado, patas fortes garras que auxiliam na corrida, bem como na escavação de tocas com várias entradas e saídas. Uma paca adulta pode pesar entre 06 a 08 kg; Alimenta-se de frutos, raízes e cascas de árvore. A expectativa de vida do bichano chega a 16 anos.
  • A cutia é conhecida pela cabeça alongada e pela sua cauda curta, Ela é dotada de quatro dentes incisivos grandes e curvos. Quando se sentem ameaçada, ela eriça os pelos. Vivem em pequenos grupos e aderem a seguinte estratégia de alimentação: enterram o alimento nos períodos de fartura e só os desenterram em períodos de escassez. Se abrigam em tocas criadas em meio de raízes e troncos caídos. a cutia pode pesar apenas entre um quilo e meio e 2,8kg. A expectativa de vida é de 14 anos.
  • A ariranha tem pelos que variam entre as cores marrom e acastanhado. É considerada uma boa nadadora. Costuma caçar durante a noite e constrói toca nas margens de rios e lagos. Vivem em grupos que pode chegar até doze (12) indivíduos. Seu peso adulto pode variar entre 22 e 45 kg, tendo expectativa de vida de até 15 anos.
  • A capivara por sua vez, é considerada o maior roedor do mundo, e é o único desta lista que vive na América do Sul, mas ocorre também na América Central. É um animal que se adapta bem em qualquer ambiente, habitando assim, em locais impróprios para outros mamíferos, podendo viver até mesmo em rios poluídos. Seu peso pode chegar até 80 kg, sua expectativa de vida é de 15 anos. Vive em grupos de dezenas de indivíduos.

* FONTE: Revista Mundo Estranho; edição n° 136  





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários:
- Que contenham palavrões;
- Que preguem o racismo ou a discriminação;
- Que incitem a violência.