Visualizações do blog

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Os olhos e a diabetes


O diabetes é a causa mais frequente de cegueira e deficiências visuais em adultos nos países desenvolvidos. As causas mais frequentes de baixa visão no diabetes são a retinopatia diabética, o edema macular e a catarata. Mais através dos cuidados adequados estes problemas podem ser evitados ou tratados.

Nossos olhos funcionam como uma máquina fotográfica. A luz entra através da córnea, passa pela pupila e avança através do cristalino que finalmente focaliza os raios de luz e produz imagens claras e definidas sobre a retina, que se encontra no fundo do olho. A retina envia as informações das imagens para o cérebro e assim podemos enxergar as coisas e o mundo.

RETINOPATIA DIABÉTICA - é uma doença que acontece em pessoas com diabetes prejudicando os vasos sanguíneos da parte interna do olho, chamada retina ou fundo de olho. Surge então hemorragias e acúmulo de gorduras, podendo levar a deslocamento da retina. Tais alterações no olho do diabético causam diminuição da visão podendo levar a cegueira.

CATARATA - é uma alteração do cristalino (lente natural dentro do olho), que leva a diminuição da visão e se não for tratada pode causar cegueira. A catarata não acontece só em diabéticos, mais é mais comum nestes.

Os fatores considerados pelos médicos de risco para os olhos nos diabéticos são : Açúcar alto no sangue, colesterol e triglicerídeos altos no sangue, anemia e pressão arterial alta. o uso do cigarro também é condenado pela medicina para diabéticos.

O tratamento só deve ser feito pelo médico especialista em doenças dos olhos, o oftalmologista.





* Fonte: Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia
Contato: cedeba@yahoo.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários:
- Que contenham palavrões;
- Que preguem o racismo ou a discriminação;
- Que incitem a violência.