Visualizações do blog

segunda-feira, 5 de maio de 2014

O que era e o que foi um ninja?


Ninjas foram os criadores de uma arte marcial japonesa conhecida como ninjútsu.

Trata-se de um conjunto de técnicas de espionagem e assassinato, praticadas por guerreiros mascarados, especialistas em truques fraudulentos. Ninguém sabe aonde termina a história e começa a lenda, já que, por ser uma técnica de espiões, o ninjútson era secreto e transmitido apenas de forma oral. Acredita-se ter surgido entre 718 e 770, durante o reinado do imperador Shõtoku e se espalhou por todo o Japão. O país passava por diversas guerras civis e as técnicas ninja começaram a ser adotadas por famílias que habitavam as montanhas no centro da Ilha de Honshu, a maior do Japão. Sempre que necessário, as famílias se uniam para combater inimigos comuns.


Com o fim das guerras internas, os ninjas praticamente desapareceram, durante o período Edo que durou de 1603 a 1868. Nessa época, as famílias ninjas foram repudiadas pela sociedade feudal em vigor, submetidas a perseguição. Contudo, o ninjútson subsistiu, de forma ainda mais secreta.




Os principais inimigos dos ninjas, eram os samurais, que ajudavam a manter o poder dos senhores feudais. No próximo período da história japonesa, que teve início com o império de Meiji, em 1868, tanto samurais como ninjas, foram proibidos de usar armas. O objetivo de Meiji era integrar o país à era moderna e ao resto do mundo. Mais, já no início do século 20, os ninjas voltaram a ser usados como espiões, durante ocupação da Manchúria, na China, pelo Japão.


Ataques e truques:

  • Mokuton: quer dizer "uso da árvore". O ninja se esconde atrás de troncos ou agita galhos para desviar a atenção do oponente.
  • Doton: "uso do solo e das pedras". Formações rochosas ou buracos no solo são usados para se esconder.
  • Suiton: "uso da água". O combatente pode ficar várias horas submerso, respirando por finos tubos de bambu, ou distrair o inimigo com o ruído da água.
  • Kinton: "uso do metal". Para ofuscar a visão do inimigo refletindo luzes brilhantes ou distraindo-os com ruídos.
Os ninjas usavam roupas escuras para não se fazerem notar, com isso ficaram conhecidos como "guerreiros das sombras".



De todas, a espada era a arma mais valorizada no combate. Pelo fato de as técnicas ninjas serem desconhecidas dos samurais, isso lhes dava uma vantagem.

Um comentário:

Não serão aceitos comentários:
- Que contenham palavrões;
- Que preguem o racismo ou a discriminação;
- Que incitem a violência.