Visualizações do blog

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Tipos de pena de morte pelo mundo afora


Decapitação, injeção letal, enforcamento, cadeira elétrica e  até fuzilamento. Estes são métodos de execução ainda existentes em pelo menos 58 países espalhados pelo mundo.


Nos Estados Unidos, uma pessoa pode ser condenada à morte por homicídio qualificado e atos de terrorismos. Há países em que, nem precisa muito para receber este tipo de sentença. No Irã, por exemplo, adultério e homossexualidade podem vir a ser condenáveis a morte. Já na China, crimes de fraude fiscal desvio de verba e tráfico de drogas com armas recebe o mesmo tipo de condenação.

Desde a criação da ONU, no ano de 1945, 132 países aboliram a pena capital (pena de morte).


Em países como a Somália e Paquistão prevalece a lei islâmica, aonde o marido ou mulher que trai, deve ser morto a pedradas. As vítimas são colocadas em buracos e enterradas - mulheres até o pescoço e homens até o quadril. O réu confesso pode anular a pena caso consiga escapar - obviamente isso não é vantagem para as mulheres. Quem atira a primeira pedra é a testemunha ou o juiz, caso o crime tenha sido confessado.



Também na China e em outros países, a exemplo de Bielorrússia, Coréia do Norte, Vietnã e Emirados Árabes, crimes  de adultério, estupro, homossexualidade e ofensas militares, chega-se a condenação de morte por fuzilamento. Na Bielorússia, um tiro é dado na parte de trás da cabeça, com a vítima ajoelhada. No Vietnã, o condenado é amarrado a um poste e um pelotão com cinco atiradores efetuam os disparos. Um carrasco ainda faz mais um disparo no ouvido.


Enquanto isso, nos Estados Unidos, a cadeira elétrica vai sendo cada vez mais substituída pela injeção letal, por ser considerada uma forma mais "humana" de execução. Desde janeiro de 2001 somente dez das 683 execuções dos EUA foram assim. O choque foi usado pela última vez em janeiro de 2013.

Curiosidade - em Taiwan a execução acontece com um tiro à queima-roupa por trás, no coração ou na cabeça - caso o apenado opte por doar os orgãos.

A China é o país que mais executa por ano - cerca de 3 mil, seguido pelo Irã, com 369 execuções anuais.

No Brasil, a última vez em que se aplicou a pena de morte para crimes civis, foi em 1876 e já não é mais aplicada desde a Proclamação da República em 1889. 

2 comentários:

Não serão aceitos comentários:
- Que contenham palavrões;
- Que preguem o racismo ou a discriminação;
- Que incitem a violência.