Visualizações do blog

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Por que que o céu é azul?


                       
                          Me diz, por que que o céu é azul?

Essa é uma pequena parte de uma estrófe da música "Pais e filhos", que foi interpretada pelo saudoso Renato Russo.

Mais os físicos e cientistas foram buscar e trouxeram para nós, respostas para essa questão.

É sabido por muitos que a luz branca emitida pelo sol, é na verdade composta de sete cores básicas. Elas variam do violeta ao vermelho, cada uma com sua frequência. As moléculas de ar que compõem a atmosfera da Terra, refletem, absorvem e difundem a radiação solar.

A luz do sol, também chamada de luz branca, entra na atmosfera e é espalhada pelas moléculas do ar, pricipalmente nitrogênio, e vai para todas as direções.



A luz azul tem uma frequência (ciclos de ondas por segundos), muito próxima daquela de ressonância dos átomos da atmosfera, ao contrário da luz vermelha. Dessa forma, a luz azul movimenta os elétrons nas camadas atômicas das moléculas com muito mais acilidade que a vermelha. Isso provoca um ligeiro atraso na luz azul que é reemitida em todas as direções, num processo chamado dispersão de Rayleigh (físico inglês que explicou esse fenômeno).

A luz vermelha que não é dispersa e sim transmitida, continua em sua direção original, mas quando olhamos para o céu é a luz azul que vemos, porque é a que foi mais dispersada pela moléculas em todas as direções. Porém, logo no amanhecer e entardecer, a luz atravessa uma camada mais espessa da atmosfera. O azul se espalha tanto que não consegue chegar até nós e, por isso, vemos o céu vermelho. Partículas de umidade existentes na atmosfera também podem alterar essa dispersão da luz. Por isso que, antes ou após chover, pode-se ver as sete cores do espectro na faixa onde a luz atravessa as gotículas de água: o arco-íris.


* FONTE: Revista Super Interessante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários:
- Que contenham palavrões;
- Que preguem o racismo ou a discriminação;
- Que incitem a violência.